A presença de Betty Milan na imprensa é notada desde os anos 1960, quando, ainda jovem médica, não hesitava em buscar a tribuna pública para expor idéias e perquirições nas áreas de sua formação e interesse: psiquiatria, psicanálise, comportamento, cultura popular, etnopsicanálise…

Ao longo dos anos, sua colaboração com jornais e revistas se intensificou, disso resultando várias obras publicadas no formato livro. Entre estas, A força da palavra e O século reúnem entrevistas – que ela explora como um gênero particular de sua atividade criativa –, e Isso é o país, seleção de artigos hoje totalmente reformulada, com seu conteúdo significativamente aumentado, aborda questões de identidade, cultura e sociedade. Os três são apresentadas no item LIVROS do menu, com respectivos históricos e fortuna crítica. O mesmo acontece com o livro O saber do inconsciente, que a autora reuniu com outros trabalhos na coletânea Trilogia psi, disponível para leitura em Obras selecionadas.

Para acessar os artigos individualmente, escolha Publicados ou Inéditos e clique em seguida no link do título de seu interesse. As listas foram organizadas em ordem decrescente, dos artigos mais recentes para os mais antigos. Alguns títulos não têm link e estão presentes na lista apenas com finalidade documental.

Para sua informação, inéditos são artigos que nunca foram publicados em periódicos – alguns deles passaram a integrar novas versões de livros publicados, mas ainda não lançados na forma impressa; enquanto outros poderão integrar futuras coletâneas da autora.

Artigos Publicados

 


Artigos Inéditos